Ainda há algumas empresas no mercado atual, que acham que o processo de vendas termina com a entrega do produto para o seu cliente. Em um mercado cada vez mais competitivo, é preciso que gestores revejam os seus conceitos. Qualquer empresa de sucesso, se preocupa ainda com uma última etapa, que ajuda a completar o que chamamos de ciclo de vendas: a fidelização.
Em outras palavras, é fundamental garantir que esse cliente volte a fazer negócios com a empresa. Além de promoverem a empresa espontaneamente no famoso marketing boca a boca, clientes fidelizados costumam gastar muito mais do que os novos, apresentando menos resistência para consumir novos produtos ou serviços.
Criar uma estratégia de relacionamento e fidelização de cliente, é fundamental para se ter um ótimo pós-vendas e uma experiência positiva de compra para o seu consumidor.
Vejamos alguns processos que te ajudará a encantar seu cliente:
A fidelização começa no atendimento ao consumidor. Afinal, que cliente não valoriza um bom atendimento, conseguir produtos e serviços mais baratos com a mesma qualidade ou lidar com uma empresa que realmente se preocupa em resolver seus problemas?
Para conseguir melhorar o atendimento, é fundamental investir em treinamentos, mas seus esforços não devem parar por aí. É muito importante contar com ferramentas internas de gestão dos clientes para oferecer um atendimento personalizado, por exemplo, como o CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente).
Para entender como fidelizar clientes, é preciso apostar em estratégias de marketing, mas antes disso, é fundamental conhecê-los profundamente. Já falamos que o CRM pode ser uma poderosa ferramenta para reunir informações sobre a clientela e gerir cada um dos seus passos no funil de vendas. Essas informações, precisam ser avaliadas constantemente tanto pelo gestor do negócio, quanto pelas equipes de marketing e de vendas. Assim, todas as pessoas empenhadas em melhorar os resultados, estarão cientes do perfil do cliente e podem realizar as abordagens mais apropriadas.
Muitas empresas, apostam nos programas de fidelização como uma forma para conquistar os clientes. A ideia é simples, mas muito eficaz. Basicamente, trata-se de um programa de pontos. A cada compra feita, pontos são acumulados, que podem ser trocados por produtos, descontos ou brindes promocionais.
Tudo que não medimos, não conseguimos gerenciar. Então, seja focado em medir suas ações, quais passos da venda convertem mais, qual funcionalidade deixa o seu cliente mais satisfeito, qual funcionário está atendendo melhor e assim por diante. Dê atenção, dê ouvidos e haja energicamente nos problemas quando ocorrerem e não se esqueça:
Quando a venda é feita, a relação com seu cliente apenas começou, então não deixe de lado esquecido e sem atenção. Crie processos para conhece-lo melhor, saber seu aniversário, suas preferências e interesses e então depois ligue, envie e-mail, mande brindes. Enfim… esteja sempre presente e preencha o vazio de referência no seu setor, se você é um prestador de serviços de manutenção predial ou fornecedor de papel de escritório, por exemplo, não o deixe pensar em outro nome a não ser o da sua empresa quando ele precisar desses produtos ou serviços.
Para saber mais sobre dicas de gestão de negócios, informações sobre novas tecnologias, melhorar e otimizar a sua rotina, acesse o nosso blog http://www.supplymidia.com.br/blogsupply/.