Avaliar o sucesso de uma empresa com o apoio de indicadores de performance virou uma constante em vários negócios. Afinal, essa abordagem facilita a visualização abrangente do estado de uma operação e os pontos que demandam melhorias.
As métricas S.C.O.T. são um conjunto de indicadores de qualidade que facilitam a avaliação de vários pontos das políticas de atendimento. Com elas, o negócio pode encontrar problemas e evitar que falhas se perpetuem. Desse modo, o cliente terá sempre um atendimento de qualidade ao lidar com o negócio.
A comunicação S.C.O.T. significa que um bom atendimento ao cliente deve possuir Segurança, Clareza, Objetividade e Transparência, e ao aplicar esses conceitos o empreendedor agrega qualidades como sinceridade e empatia naturalmente ao seu negócio, predicados essenciais para um bom relacionamento com os clientes.
As métricas S.C.O.T. são um conjunto de indicadores voltados para esclarecer alguns fatores que impactam o sucesso de uma política de atendimento ao consumidor. O termo S.C.O.T. refere-se a Segurança, Clareza, Objetividade e Transparência. Esses são quatro princípios que devem orientar os processos de relacionamento entre a empresa e o consumidor.
Como apontamos, as métricas S.C.O.T. medem quatro princípios de atendimento. Eles impactam diretamente a visão que o cliente tem sobre o atendimento, e reforçar cada um deles melhora a qualidade do processo e as chances de fidelizar o seu público-alvo.
Um bom atendimento é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento. Hoje em dia, o atendimento é tão importante quanto o produto ou serviço, principalmente no meio digital onde as pessoas buscam por informações antes de fechar um negócio.
E é por isso que aplicar a comunicação S.C.O.T. em seu empreendimento é importante. Vejamos agora conceito dessa sigla:
É preciso transmitir confiança ao cliente se comunicando de forma honesta e com conhecimento sobre o que está vendendo. Para isso é necessário estar muito bem informado acerca do produto ou serviço, conhecer bem seu público-alvo e compreender a filosofia da empresa. Caso em algum momento do atendimento algum questionamento não possa ser respondido, não tente responder de qualquer jeito e muito menos invente uma resposta, informe ao cliente que responderá em outro momento com as informações corretas e verificadas, ele precisa sentir que não precisa procurar outra pessoa para solucionar o seu problema.
Em uma venda online é de extrema importância que todas as informações sobre o produto ou serviço estejam à disposição, quanto melhor informado mais confiança seu cliente terá em comprar com você.
O cliente precisa entender o que você está dizendo, o que são as informações que você está trazendo e o que ele deve fazer com essas informações, evite gírias e palavras muito técnicas se não for uma conversa técnica, falar com clareza e propriedade sobre um produto ou serviço transmite confiança aumentando seu interesse em o adquirir.
Em uma venda online a clareza é ainda mais importante, visto que a interpretação das pessoas em uma leitura pode ser diferente de uma conversa direta, seja muito mais objetivo.
Seja direto, solucione da melhor forma possível no menor tempo possível, responda ao cliente apenas o que ele quer saber evitando respostas longas e enroladas, apenas entre em detalhes se estes forem questionados, seu cliente não gosta de enrolação então não o faça perder tempo.
Um atendimento online normalmente leva mais tempo que um atendimento presencial, seja rápido e objetivo a cada resposta.
Seja sempre honesto, seu cliente precisa se sentir valorizado e respeitado recebendo informações precisas e coesas, seja claro ao informar as soluções de seu produto ou serviço, entregue exatamente o que for prometido e não prometa nada além do que se possa cumprir, não passe a ideia de que ele está sendo subestimado.
As políticas de atendimento ganham importância e as empresas devem estar preparadas para lidar com as demandas de clientes com um fluxo de relacionamento de qualidade. Nesse sentido, o apoio de boas ferramentas e a personalização são apenas alguns detalhes que podem ser considerados. A avaliação contínua da qualidade de todas as rotinas, por exemplo, é algo crítico. Aplicar método S.C.O.T. proporciona diversos benefícios como:
Com um atendimento que entregue todos os recursos que o cliente procura em um atendimento empático e ágil, resulta na fidelização desse cliente, que se sente valorizado por sua empresa. Ele volta para realizar mais compras e ainda promove sua marca para seus amigos, gerando novos clientes.
Quando um cliente procura um atendimento com dúvidas sobre algum produto e a empresa oferece a solução de uma forma empática, ele cria uma confiabilidade com sua marca. Ele acredita no seu produto e não procura pelo concorrente já que sabe que sua empresa é confiável.
Um dos retornos mais esperados pela empresa é o financeiro, e quando é oferecido um produto/serviço de qualidade ele atrai novos clientes e com isso gera mais lucratividade em seu negócio.
Para que o atendimento seja qualificado como bom é necessário adotar estratégias para conhecer o cliente, assim fica mais fácil escolher a melhor abordagem. É essencial um atendimento com empatia, que não seja robotizado.
Toda empresa deve incorporar as métricas S.C.O.T. ao seu processo de gestão. Isso facilitará a identificação da visão do cliente sobre a marca e do que pode ser otimizado. Um bom atendimento ao cliente é imprescindível para a fidelização, um aspecto de extrema importância para qualquer tipo de negócio. As organizações que possuem uma boa base de clientes fiéis tendem a se destacar no mercado, seja qual for o tamanho ou segmento de atuação. Aplicando essa técnica, a empresa ganhará mais meios para se manter competitiva sempre. Para saber mais sobre dicas de gestão de negócios, informações sobre novas tecnologias e como podemos melhorar e otimizar a sua rotina, acesse o nosso site http://www.supplymidia.com.br/.